Mudança na COSIP é aprovada na Câmara de São José do Piauí

por sjh publicado 04/04/2022 22h42, última modificação 04/04/2022 23h16
COSIP
Mudança na COSIP é aprovada na Câmara de São José do Piauí

Mudança na COSIP

A Câmara de São José do Piauí aprova o re-tabelamento da Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip). O primeiro tabelamento aprovado e sancionado foi recebido com relutância pela população sãojosense e para atender aos anseios da mesma a Prefeitura Municipal reformulou a tabela de arrecadação e enviou o requerimento à Câmara de vereadores.


O projeto de lei nº025/2022 foi apresentado à Câmara pelo gabinete do Prefeito Municipal durante a primeira sessão ordinária de 2022 e constava reajustes no teto da arrecadação para domicílios e estabelecimentos. Assim, com a aprovação da Câmara de São José do Piauí,  o novo tabelamento passa a ser vigente e os valores de arrecadação irão variar, conforme o gasto em Quilowatts, de 4,57 a 249,99 Reais (de Quatro reais e Cinquenta e Sete Centavos a Duzentos e Quarenta Reais e Nove e Noventa e Nove Centavos) .


Além disso, foi dito durante a explanação do Dr. Tiago Sandreas que esse reajuste representa um avanço para o Município, tendo em vista que irá beneficiar os comerciantes, fomentar possíveis investimentos futuros e ameniza a referida taxa para a população, sem onerar os cofres públicos e, desta forma, auxilia no direcionamento dos gastos com iluminação pública para outros setores que carecem de verbas. Além disso, também foi ressaltado que o valor arrecadado é menor se comparado aos estipulados por outros municípios do Piauí, mas que isso não tira o mérito da ajuda nos gastos de manutenção da cidade que essa arrecadação representa.